Administração
Coordenação PROFª Dra. Regina Cleide
regina@fap-pa.edu.br
Número de Vagas Oferecidas 300 anuais (150 por semestre)
Turnos de Funcionamento Manhã e Noite
Dimensão das Turmas 50 alunos
Regime Acadêmico Semestral e Matrícula por Créditos
Integralização Mínima do Curso 8 semestres
Integralização Máxima do Curso 14 semestres
Carga Horária 3000 h/a
Formas de Reajuste Obedecerá à variação de custos educacionais incorridos, conforme previsão constante da Lei nº 9.870/99.
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INTRODUÇÃO

O projeto pedagógico do curso de Administração para as unidades da SESES se reveste de um caráter inovador, ná medida em que incorpora à consecução do curso, uma matriz curricular inovadora e um conjunto de atividades e núcleos de trabalho que o diferenciam dos demais cursos do mercado.

A matriz curricular foi desenvolvida de conformidade com as novas Diretrizes Curriculares de Administração, a Resolução CES/CNE n. 4/2005, incorporando as inovações propostas e assimilando as mudanças definidas no aludido documento e procurando, apesar das dificuldades em estruturar uma matriz comum do agrado de todos, consolidar as sugestões e propostas derivadas do último Encontro de Diretores Acadêmicos ocorrido em Florianópolis.

A grade curricular enseja dinamicidade e atualidade, destacando alguns diferenciais em relação a outros cursos de Administração: os eixos temáticos com base nas antigas/extintas habilitações; as disciplinas eletivas que são escolhidas pelo aluno e oferecidas pela unidade tomando por base, além do programa do curso, disciplinas dos demais cursos oferecidos pela unidade; as atividades complementares associadas a eventos, programas ou cursos de extensão; a possibilidade do próprio estágio supervisionado estar sendo realizado dentro da instituição, em laboratórios preparados para a sua consecução e a introdução do TCC, como disciplina de sustentação à elaboração de relatórios e do próprio relatório final do Estágio, opcional a cada unidade.

Soma-se aos diferenciais estruturais, a própria proposta pedagógica do curso, com a Empresa Júnior existente em muitas unidades; as atividades de responsabilidade social  possíveis de ser implementadas pela instituição e que se estenderão aos estudantes do graduação, além da pesquisa  e da iniciação científica  como atividades inerentes à instituição.    Há ainda que ressaltar  o perfil docente, que além da titulação acadêmica, poderá ser incrementada com novos professores com a experiência e a prática de mercado.

Com esse projeto pedagógico pretende-se, não apenas diferenciar o curso de Administração em um mercado tão concorrido, mas sobretudo, evidenciar-se como uma referencia no ensino de graduação em Administração.   

 


MATRIZ CURRÍCULAR

O quadro a seguir apresenta as disciplinas a serem ministradas em cada um dos períodos letivos previstos para o curso e suas respectivas cargas horárias em horas/aula.

1º SEMESTRE/SÉRIE

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITO

Comunicação

80

 

Teoria Geral da Administração

80

 

Filosofia e Ética

80

 

Sociologia e Antropologia

80

 

Tecnologia da Informação

40

 

Topicos Especiais em Administração I

40

 

TOTAL

400

 

2º SEMESTRE/SÉRIE

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITO

Psicologia

80

 

Direitos Empresarial

80

 

Fundamentos da Administração

80

 

Matemática

80

 

Ciência Política e Cenários Econômicos

40

 

Atividades Complementares I

40

 

TOTAL

400

 

3º SEMESTRE/SÉRIE

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITO

Economia I

80

 

Contabilidade

80

 

Administração em Marketing I

80

 

Estátistica

80

 

Administração em Recursos Humanos I

40

 

Topicos Especiais em Administração II

40

 

TOTAL

400

 

4º SEMESTRE/SÉRIE

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITO

Administração Financeira I

80

 

Economia II

40

 

Administração de Sistemas de Informações Gerênciais

80

 

Administração de Marketing II

80

 

Administração de Recursos Humanos II

80

 

Atividades Complementares II

40

 

TOTAL

400

 

5º SEMESTRE/SÉRIE

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITO

Administração Financeira II

80

 

Administração de Materias e Logística

80

 

Administração de Serviços

40

 

Pesquisa Operacional

40

 

Jogos Empresariais

40

 

Topicos Especiais em Administração II

40

 

TOTAL

320

 

6º SEMESTRE/SÉRIE

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITO

Administração da Produção

80

 

Eletiva I

80

 

Eletiva II

80

 

Eletiva II

80

 

Eletiva IV

80

 

Administração Estratégica

80

 

Atividades Complementares III

40

 

TOTAL

320

 

7º SEMESTRE/SÉRIE

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITO

Eixo Temático (UMA HABILITAÇÃO CONCENTRADA)

200

 

Metodologia do Trabalho Científico e Conclusão de Curso

40

 

Atividades Complementares IV

20

 

Estado Supervisionado I

100

 

TOTAL

360

 

8º SEMESTRE/SÉRIE

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITO

Eixo Temático II (UMA HABILITAÇÃO CONCENTRADA)

200

 

Estado Supervisionado II

200

 

TOTAL

400

 

MATRIZ CURRICULAR 2008

Confira a Matriz Curricular 2008

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Proporcionam a integração do aluno à prática de Administração, através da realização de módulos de ensino que se propõem integrar o conhecimento teórico assimilado à realidade vivida pelo futuro administrador, possibilitando a certificação intermediária do discente, são ministrados no 7º. e 8º. períodos do curso.   Neles se reúne a carga horária das disciplinas que compõem uma habilitação em cada eixo, ou apenas uma habilitação ocupando a carga horária somada dos dois eixos (400 h.a.).

Cada Eixo Temático possui 200 h.a., ou o equivalente a 5 disciplinas, sendo quatro de 2 créditos e uma de 3 créditos, ou duas disciplinas de 4 créditos e uma de 3 créditos.     A soma dos dois eixos importa no dobro.     A unidade poderia estar distribuindo nos eixos uma habilitação existente ou, diminuir a carga horária de cada disciplina da habilitação e oferecer uma habilitação em cada eixo.   Assim, uma unidade que possua as habilitações de Comércio Exterior e Marketing, poderia continuar a oferecer as disciplinas de cada habilitação distribuindo-as pelos dois eixos temáticos.     Ou então, poderia estar oferecendo, de modo concentrado e com a carga horária das disciplinas reduzida, as duas habilitações em uma única grade, além de poder criar outros eixos temáticos para oferecer e, condicionar a oferta de cada um a um número mínimo de alunos matriculados.

O aluno deve se matricular no eixo, e não em cada disciplina do mesmo como ocorria na habilitação, o que certamente se traduzirá em uma redução da evasão ao fim do curso, como ocorre muitas vezes.   E, cada eixo terá uma avaliação  sistêmica do desempenho do discente.

Os professores dos Eixos Temáticos são qualificados e integram o quadro de docentes do curso, porém são responsáveis por outras disciplinas ao longo do mesmo.    Cada eixo pode ter um professor responsável pelo mesmo, o qual articula  o corpo docente, o acompanhamento docente e discente, além de uma avaliação sistêmica.

No eixo temático, o estudante teria a seu dispor ferramentas de aplicação imediata, que ofereceriam  toda a praticidade e simplicidade necessárias para assimilar novos conceitos.    Nesse sentido, se houver um coordenador do eixo, os professores nele envolvidos necessitariam de mais experiência de mercado do que titulação acadêmica, ensejando um modelo novo, com custos reduzidos.  
No específico, poder-se-ia estar contratando ou convidando profissionais com experiência de mercado para módulos específicos, cuja responsabilidade é do professor que coordena o eixo, que seria uma forma de aproveitamento dos antigos coordenadores de habilitações, também a um custo menor.

Por outro lado, possibilitaria uma revisão das habilitações que não possuíam demanda, definindo-se eixos mais interessantes e com uma dinâmica que cabe aos coordenadores de curso e diretores acadêmicos administrarem.

Como exemplo de eixos que poderão estar sendo disponibilizados aos estudantes de graduação em Administração compreendem as seguintes áreas:

  • Comércio Exterior;
  • Direito Empresarial;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gerenciamento de Projetos;
  • Gestão Estratégica;
  • Gestão Financeira;
  • Gestão Hoteleira;
  • Gestão Previdenciária;
  • Logística Empresarial;
  • Marketing;
  • Negócios Internacionais;
  • Sistemas de Informação Gerencial;
  • Tecnologia da Informação; entre outros.


 
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